Receitinha de desodorante com óleos essenciais.



Faz um tempo que li um comentário sobre a relação entre câncer de mama e o uso de desodorantes. Na verdade a matéria considerava nocivo o uso de antitranspirantes por impedir a eliminação de toxinas através do suor, vez que a pele é um importante órgão excretor. Tempos depois vi a notícia se espalhando pela internet. Pelo que pude observar, não há estudos conclusivos sobre o assunto, mas faz sentido para mim, já que a absorção de agentes químicos potencialmente tóxicos contidos nas marcas comerciais cosméticas, como por exemplo sais de alumínio e parabenos, é inevitável.
Pelo sim pelo não, parece-me que trocar marcas comerciais por fórmulas alternativas é uma boa ideia e hoje faço uso da aromaterapia. É verdade que o uso continuado de Óleo Essencial também pode provocar intoxicação, porém, com cuidados adequados, esta intoxicação pode ser evitada. Em geral a literatura indica o uso de produtos de aromaterapia para tratamento por um período de até 3 semanas, vez que, após este tempo, o cérebro (e o organismo) habitua-se à substância e esta então passa a não ter mais efeito terapêutico. Porem com respeito ao uso cosmetológico não encontrei em nenhuma das minhas fontes de estudo referência à segurança com o uso prolongado. De qualquer forma, como princípio, e na prevenção de uma possível intoxicação, recomendo a troca de óleos após este período por uma semana, e então retornar o uso. O bom dos óleos essenciais é que a variedade é tão grande que podemos ter mais de um para alternar. Caso não disponha de mais de 1 desodorante, pode alternar com os de uso convencional. O importante é que, apesar de também serem absorvidos pela pele, seus efeitos são benéficos e certamente menos tóxicos do que as substâncias químicas estranhas à natureza.
Vai a receita:
1 frasco spray de 40 ml,
10 ml de álcool de cereais
30 ml de água desmineralizada
2 gotas de óleo essencial de tea-tree
10 gotas de óleo essencial de salvia esclareia
1 gota de óleo essencial de limão
7 gotas de óleo essencial de lavanda
1 colher de café de bicarbonato de sódio

Primeiro dilua os óleos essenciais no álcool, depois acrescente a água e o bicarbonato.
Caso não lhe agrade o aroma da salvia esclareia, pode trocar por bergamota.
Quanto ao limão, mesmo sendo excelente para tirar manchas da pele, é fotossensível e pode causa-las quando da exposição ao sol. Portanto, nada de usar e ir à praia.
Até mais.

Obs: recebi uma sugestão de minha aromaterapeuta Gorethi Moura com relação aos óleos do desodorante. Ela recomenda que a bergamota não seja usada pois esta pode causar manchas na pele. Mantenham então a sálvia esclaréia.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aromaterapia para o Ano Novo